terça-feira, 24 de maio de 2011

RESTAURO DA IMAGEM DO BOM JESUS DE MATOSINHOS - UMA BOA NOTÍCIA

Esta manhã fui surpreendida por esta novidade que me deu um prazer enorme. Cresci à sombra dela, vivi sob a sua protecção e tentei pagar o que Ela me tinha dado com o meu próprio trabalho: Juntamente com o Joel Cleto divulgamos a sua história e a sua devoção através dos nossos livros. Obrigada a quem tanto se empenhou para fazer este restauro.

Imagem do Senhor de Matosinhos será restaurada

23-05-2011

A imagem, com dois metros de altura, remonta, segundo o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, a “ finais do século XII, princípio do século XIII”.

O trabalho de restauro, com um prazo de execução de cerca de meio ano, será realizado pelo restaurador/conservador Alexandre Maniés, em colaboração com o Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, que procurará “devolver estabilidade física e química à imagem”.

Tendo em conta o mau estado de conservação da imagem, o restauro terá lugar numa sala da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos após as Festas da Cidade, mantendo-se, desta forma, as actuais condições de temperatura e humidade. O custo do restauro rondará os 20 mil euros, de acordo com o Vereador da Cultura da Autarquia.

Consta a lenda que a imagem do Senhor de Matosinhos terá sido esculpida por Nicodemos, que assistiu aos últimos momentos de vida de Jesus e que é, por isso, considerada uma cópia fiel do rosto de Cristo.

Hábil escultor, Nicodemos reproduziu em madeira mais quatro imagens, mas a de Matosinhos é considerada a primeira e a mais perfeita. As outras encontram-se em Ourense e Burgos, em Espanha; Luca, na Itália; e ainda uma outra, presumivelmente oriunda de Berito, na Síria a actual Beirute, no Líbano.

Conta-se que Nicodemos terá escondido no interior da imagem os instrumentos da Paixão. Numa época de perseguição, os objectos sagrados eram escondidos ou atirados ao mar para escaparem à fogueira. É neste contexto que Nicodemos atira a imagem ao mar Mediterrâneo, na Judeia, e esta é levada pelas águas, passando o estreito de Gibraltar e chegando à praia do Espinheiro (Matosinhos), sem um braço.

Em memória deste acontecimento, foi erigido na praia de Matosinhos o Monumento ao Senhor do Padrão que ainda hoje existe, na entrada do molhe sul do Porto de Leixões.

A escultura, à qual faltava um braço, foi guardada e venerada pela população de Bouças que designou a imagem por Nosso Senhor de Bouças, venerando-a durante 50 anos pelos seus muitos milagres.

Ao longo do tempo, por diversas vezes, vários braços foram mandados esculpir e por todo o lado se procuraram artistas que reconstituíssem o braço que faltava, mas todos eles sem sucesso, pois nunca nenhum conseguiu encaixar na imagem.

No ano de 174, uma mulher que recolhia lenha na praia, encontrou o braço, e julgando tratar-se apenas de mais um pedaço de madeira, lançou-o à lareira. Contudo, o pedaço persistia em saltar da lareira de cada vez que era para lá atirado. A filha dessa senhora, surda - muda de nascença, fazia-lhe gestos desesperados. Por fim, balbuciou, perante o espanto da mãe, que o pedaço de madeira era o braço de Nosso Senhor das Bouças. Assombrada pelo milagre, a população verificou que o braço se ajustava tão bem à imagem que parecia que nunca dela se tinha separado. No século XVI, a imagem foi mudada para uma igreja em Matosinhos, construída em sua honra, ficando a ser conhecida por Senhor de Matosinhos.

A partir daí, todos os anos, sete semanas depois da Páscoa, realizam-se as Festas em honra do Senhor de Matosinhos. Este ano, o feriado municipal será no dia 14 de Junho.

(texto e fotos extraídos da Newsletter da Câmara Municipal de Matosinhos em 23.5.2011)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial