segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Sombrios mensageiros das violetas,
De longas e revoltas cabeleiras;
Brancos, sois o casto olhar das virgens
Pálidas que ao luar, sonham nas eiras.



Vermelhos, gargalhadas triunfantes,
Lábios quentes de sonhos e desejos,
Carícias sensuais d´amor e gozo;
Crisântemos de sangue, vós sois beijos!



Os amarelos riem amarguras,
Os roxos dizem prantos e torturas,
Há-os também cor de fogo, sensuais…

Eu amo os crisântemos misteriosos
Por serem lindos, tristes e mimosos,
Por ser a flor de que tu gostas mais!



Florbela Espanca

Porque gosto muito de crisântemos nunca consigo ligá-los à ideia de morte, costume tão enraizado na nossa cultura da homenagem a quem partiu. Acho que eles têm é o azar de aparecer justamente na época de finados. Tal como o amante de Florbela está é uma das flores de que eu gosto mais. Por isso hoje e durante esta época eles estarão postos na minha mesa de trabalho

4 Comentários:

Às 3 de novembro de 2010 às 12:34 , Anonymous Anónimo disse...

Também eu gosto muito de crisantemos e estes são especialmente bonitos.
Sou, de novo, a
gaivota do sul

 
Às 3 de novembro de 2010 às 17:18 , Blogger Gaivota Maria disse...

Benvinda ao nosso espaço depois de todos os voos que tem feito. Gosto muito de crisântemos. Estes chegaram-me de mão amiga e não os deixei ir para o cemitério. Guardo-os comigo para prazer dos olhos. Um abraço

 
Às 4 de novembro de 2010 às 21:19 , Anonymous Anónimo disse...

Mais uma a gostar de crisantêmos.Minha mãe adorava e tratava deles no jardim,plantava podava e enfeitava as jarras de casa.Só tinhamos brancos,novelados-magníficos.Costumo comprar após esta data um vaso que coloco na minha mesa e regalo os olhos.

G.MIMI

 
Às 4 de novembro de 2010 às 22:36 , Blogger Gaivota Maria disse...

Eu acho-os fantásticos. Não tive coragem de por no cemitério os que vieram de Santa Cruz. São umas flores que me dão luz. Bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial