domingo, 12 de setembro de 2010

LISBOA E EU

A primeira vez que me lembro de ter ido a Lisboa odiei. Não me perguntem o quê e porquê. Não sei. Talvez porque não me deixaram levar as bonecas. Só gostei mesmo da viagem de comboio (que continua a ser o meu meio de transporte favorito). Todas as tentativas dos meus pais me convencerem a voltar lá com eles foram infrutíferas. Já universitária, uma viagem de curso fez-me começar a descobrir que não existia só o Porto. Aí Lisboa começou a revestir-se para mim de outras cores. E com os anos as coisas mudaram e hoje ir lá é para mim um momento de prazer e descoberta. Isto deve-se a um defeito que tenho, descobri com a idade, e que confesso publicamente: gosto de andar sozinha nas cidades a descobri-las. Tudo o que seja multidão à minha volta confunde-me. Uma ou duas pessoas, lá vou aguentando. Assim descobri a minha Londres e Madrid que foram as primeiras tentativas. Ousei fazê-lo em Moscovo e S. Petersburgo, mau grado o desconhecimento da língua. Um bom mapa e o domínio dos gestos e está a andar. Por motivos vários tenho feito várias visitas a Lisboa e aí até já domino os transportes e tenho título válido para eles. O desconto que a minha provecta idade me concede na CP ajuda e, de vez em quando, em vez de pastar por cá, desço à capital e passeio-me, e vou a museus e a exposições e ando pelas ruas, Realmente aquela cidade tem uma luz que me ilumina a alma. Este sábado um almoço informal levou-me até lá. Não tive tempo para devaneios de rua mas ainda deu para uma exposição, umas boas conversas, o matar saudades de amigos e de gozar paisagens  como a do Cais das Colunas (apesar do mau cheiro da maré vaza) e do Terreiro do Paço. Definitivamente tornei-me também uma fã desta cidade. E assim, saindo de manhã bem cedinho e regressando pelas 6 da tarde, já janto em casa e venho com a cabeça cheia de coisas que infelizmente, por tradição culltural e má gestão governamental, não chegam ao Porto.


Cais das Colunas às 12h de uma bela manhã de sábado

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 13 de setembro de 2010 às 22:37 , Blogger GP disse...

Passaste por mim em Coimbra...
E o almoço sempre aconteceu...

beijinho

 
Às 14 de setembro de 2010 às 08:34 , Blogger Gaivota Maria disse...

Finalmente! E foi muito agradável se bem que curto. Mas com a facilidade que a CP me dá para ir à capital, acho que vamos repeti-lo. Ainda me deu tempo para ver o núcleo do Viajar da exposição da República. Com as vindimas e o farnel na aldeia e depois com o cruzeiro não sei se terei tempo de ir ver o resto. Mas gostaria

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial