segunda-feira, 5 de abril de 2010

A CABALA DO COSTUME

Porque me lembro dos milhares de postos de trabalho prometidos, do caso do aterro da Beira, do aeroporto da Ota/Alcochete, da Quimonda, do Magalhães and so on ... on … on ... no texto do Público sobre as sanções da autarquia da Guarda ao então ainda só engenheiro técnico José Sócrates ressalto dois pontos:
a capacidade de se propor fazer e não faz ou faz mal:
"falta de fiscalização das obras de que é autor dos projectos devendo fiscalizá-las rigorosamente" sem nunca se justificar;


e o seu propósito visionário quando quer mostrar trabalho:
Por outro lado, as plantas apresentadas e assinadas pelo projectista não indicavam sequer o local da obra a construir”:

Perante situações como esta, José Sócrates e todo o governo se insurgem declarando serem mais uma cabala.
Percebo pouco de cabalística e por tanto ouvir a palavra Cabala nestas situações começava a achar que significava “aldrabice” ou “mentira”. Por isso fui procurar explicações na Net . E então aprendi que


Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) é uma sabedoria que investiga a natureza divina. Kabbalah (קבלה QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. A Kabbalah — corpo de sabedoria espiritual mais antigo — contém as chaves, que permaneceram ocultas durante um longo tempo, para os segredos do universo, bem como as chaves para os mistérios do coração e da alma humana. Os ensinamentos cabalísticos explicam as complexidades do universo material e imaterial, bem como a natureza física e metafísica de toda a humanidade. A Kabbalah mostra em detalhes como navegar por este vasto campo, a fim de eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento(in Wikipédia).

Realmente isto era o que pensava que seria a doutrina da cabala. E faz sentido enquanto doutrina esotérica. Mas depressa percebi que o Senhor Engenheiro, que tanto se autoflagela com a dita palavra, utiliza-a com frequência porque ela vem ao encontro do seu incomensurável desejo de grandeza que normalmente exprime pela arrogância. Segundo o mesmo texto:

“Durante milhares de anos, os grandes sábios cabalistas têm-nos ensinado que cada ser humano nasce com o potencial para ser grande. A Kabbalah é o meio para activar este potencial”

Brincando com os velhos silogismos da filosofia

Cabala potencia a grandeza
Sócrates tem cabalas
Logo Sócrates potencialmente é o Maior

Venham pois mais Cabalas!!! Falta só explicar em que ele é o maior...

2 Comentários:

Às 7 de abril de 2010 às 15:45 , Blogger BLOG DO JOÃO SÁVIO disse...

Parabéns!!! Pela beleza e criatividade do seu Blog. Maravilhoso!!!
É sempre lindo e importante que as pessoas todas se unam, se deem as mãos, somem os esforços, e, juntas, consigam o que sozinhas, jamais alcançariam... Vamos instituir uma via de mão dupla objetivando a construção de mundo melhor.
Faça-nos uma Blogvisita que corresponderemos com a formatação de um feedback positivo onde todos caminharemos no sentido da verdadeira luz...
João Sávio

 
Às 7 de abril de 2010 às 16:55 , Blogger Gaivota Maria disse...

Caro João Sálvio
Tenho por hábito visitar o blog dos meus seguidores. Acontece que tenho dificuldade de abrir o seu. Aparece-me o portal mas depois salta para os contadores de visitas e não saio dali. Obrigada pelas suas palavras que são gratificantes. O meu blog é, como já deve ter reparado, um enorme retalho de vário tipo de textos e depende do meu estado de espírito. Tenho tido valiosas colaborações de pessoas que conheço e muitas que desconheço. Talvez disso saia a sua polivalência. Mas o elo mais forte é sem dúvida a poesia e, por vezes, a crítica a quem acho que merece. Apareça sempre e explique-me como posso entrar no seu.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial