terça-feira, 2 de março de 2010

FINALMENTE! AFINAL QUAL DOS GAVIÕES SERÁ O NOSSO?

Querido gabión

Acabo de receber mais uma das suas ternas cartas. E esta com a novidade de responder ao desafio que lhe pus de me informar e ao bando sobre a sua linha genealógica e aspecto.
Identificou-se como Gabión Negro. Fui ver à Wikipédia e o mais aproximado que encontrei de Negro foi o preto. Se é esse a que se refere, então meninas, aqui temos a foto do nosso tão amado gabión

Reza assim a sua descrição na Wikipédia:

O gavião-preto (Buteogallus urubitinga) é gavião que ocorre do México à Argentina, e em todo o Brasil, nas beiras de matas e nos brejos. A espécie mede cerca de 63 cm de comprimento, plumagem negra com barras cinzentas nas asas, base da cauda branca, cera e pernas amarelas. Alimenta-se de anfíbios, répteis, aves, pequenos mamíferos e também de frutas. Também é conhecido pelos nomes de acocolino, cã-cã, cancã, cauã, caureí, corocoturu, gavião-belo, gavião-caipira, gavião-caripira, gavião-fumaça, gavião-tinga, japucanimpium, tauató-preto e urubutinga .
Sendo assim é animal da estranja. Uma coisa que me espantou foi a quantidade de nomes por que é conhecido. Gostei muito do cancã (será que a mãe é de Paris?) , mas também do caipira e do fumaça. Mas há outros que são incomportáveis para momentos de ternura. Imaginem-se a dizer-lhe:"Meu querido japucaninpium". Prefiro chamar-lhe "gavião-belo". Com tantas denominações há sempre uma para cada ocasião. Pelo menos se quiser escrever com pseudónimos, não lhe faltam meios.
Contudo se ele é mesmo Gabión Negro, como assina, a história é bem diferente. Comecemos pela Imagem
Gostam? Este é o verdeiro Gavião-negro segundo o historial da banda desenhada. É um mero super-herói criado por Gardner Fox e o artista Dennis Neville. Foi visto a primeira vez em 1940. Isto não me agrada. Logo havia de calhar um sexagenário. E o pior é que tem namorada, e ainda por cima uma vamp que se designa por moça-gavião. Vejam logo o que me havia de acontecer? Faz declarações e é comprometido Em resumo: acho que o vamos tratar por gabión preto. Sempre tem uma figurinha mais bonita. E sendo sul-americano pode ser que nos leve até aos Brasis ou à Pampas.
Até ao seu regresso, querido gabión. Cá o esperamos. Não receie os outros admiradores.
Um bater de asas e uma bicadela

2 Comentários:

Às 2 de março de 2010 às 20:12 , Anonymous Anónimo disse...

Cheguei agora e espanto o teu amigo apareceu.Pelo que escreveu não gostou nada da passarada e marcou o seu lugar.Vamos ver como reage às tuas investigações.
Vou-me rumo à cozinha.

G.MIMI

 
Às 2 de março de 2010 às 21:00 , Blogger Gaivota Maria disse...

E desta respondeu depressa. Esperemos a reacção à minha resposta. beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial