domingo, 18 de janeiro de 2009

ET DIEU ME FIT FEMME


Et Dieu me fit femme,
avec de longs cheveux ,
les yeux, le nez
et la bouche de femme,
avec des rondeurs et des plis
et de doux creux;
de l’intérieur il me creusa,
et fit de moi
l’atelier des êtres humains.

Il tissa délicatement mes nerfs,
équilibra avec soin
le nombre de mes hormones,
composa mon sang
et me l’injecta
afin qu’il irrigue
tout mon corps;
Ainsi naquirent les idées,
les rêves et l’instinct.
Il créa le tout
à grands coups de souffle
en sculptant avec amour,
les mille et une choses
qui me font femme tous les jours,
et pour lesquelles avec orgueil,
je me lève chaque matin
et bénis mon sexe.

Gioconda Belli
Poétesse nicaraguayenne

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 30 de janeiro de 2009 às 14:38 , Anonymous Anónimo disse...

Achei lindo o poema sobre a mulher. Vou procurar conhecer a obra desta "poetesse" da Nicaragua.Já me apercebi que a Gaivota Maria gosta de Nuno Júdice que eu tb considero muito bom.
Bons voos, apesar do mau tempo

Gaivota do vento

 
Às 30 de janeiro de 2009 às 17:54 , Blogger Gaivota Maria disse...

Ganhei o Nuno Júdice poeta há cerca de 2 anos (uma vergonha)e rendi-me à poesia dele. Tive oportunidade de o encontrar num encontro de Literatura e pessoalmente e num primeiro momento desiludiu-me. Achei-o apagado, de oratória pouco fluente. Depois apercebi-me que era uma questão de timidez. A poesia que ele faz é a sua maneira de comunicar. Não tenho nenhum livro dele, mas o meu computador tem muitas pastas cheiinhas das palavras dele. Nestes dias de chuva e vento trazem-me paz.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial