domingo, 19 de outubro de 2008

À MEMÓRIA DO MEU AMIGO LEONARDO QUE HOJE PARTIU SEM TER TEMPO DE SE DESPEDIR DE MIM

Há-de vir um Natal

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que se veja à mesa o meu lugar vazio
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que hão-de me lembrar de modo menos nítido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que só uma voz me evoque a sós consigo
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que não viva já ninguém meu conhecido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem vivo esteja um verso deste livro
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que terei de novo o Nada a sós comigo
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem o Natal terá qualquer sentido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que o Nada retome a cor do Infinito

David Mourão-Ferreira
Até sempre, Leonardo

6 Comentários:

Às 20 de outubro de 2008 às 14:28 , Anonymous Anónimo disse...

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda a disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

 
Às 20 de outubro de 2008 às 16:19 , Anonymous Anónimo disse...

Todas as gaivotas são lembrança
cada navio que chega
Tráz meus sonhos de criança

Tráz meus sonhos de criança
que eu nunca chego aviver
Os sonhos morrem na praia
Onde as gaivotas vão morrer

Os sonhos morrem na praia
morre na praia a esperança
todas as gaivotas são lembrança

As gaivotas gemem quando de repente
Atiradas contra a luz como pedradas
Sobem e morrem no céu verticalmente
E o seu corpo é tomado nos espaços

Da bruma na manhã fria
Da manhã sem alegria
Só a gaivota nasceu
Como rompendo da espuma
Da bruma no mar do céu


(arrumando papéis encontrei)

g.m

 
Às 29 de outubro de 2008 às 23:25 , Blogger GP disse...

Este texto que o(a) anónimo(a) escreveu já o tenho no meu computador há muitos, muitos anos. Mandaram-mo como sendo da autoria de Mário Quintana. Acho-o lindo mas ñunca consegui confirmar a sua autoria. Ajudam-me?

bjs

 
Às 30 de outubro de 2008 às 12:46 , Blogger Gaivota Maria disse...

Graça
O autor está lá escrito: é o David Mourão Ferreira. Eu ouvi esta poesia pela primeira vez dita por ele próprio poucos anos antes da sua morte e fiquei fã. E dos textos que conheço a que reconheço maior tomada de consciênca da Realidade.
Um beijo

 
Às 30 de outubro de 2008 às 12:51 , Blogger Gaivota Maria disse...

Com isto até me esqueci de te agradecer os parabéns. Naquele dia só fiz jantar porque as filhas e os netos, embora o conhecessem, não sentiram a perda como eu. Por isso até me sabe bem agora recebar cumprimentos. Consola-me. Tanto mais que agora foi a vez da partida do pai do nosso Presidente que conheci sempre muito bem e que era uma das várias pessoais cá da terra que ainda me tratavam pelo meu diminuitivo. Um abraço

 
Às 5 de novembro de 2008 às 17:37 , Anonymous Anónimo disse...

Este poema - do poeta das gaivotas - causa-nos um certo arrepio... faz-nos pensar naquilo que todos sabemos: que há-de vir um Natal que será o primeiro... onde não estaremos, mas em que a nossa presença será sentida...
g. do sul

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial