domingo, 22 de abril de 2007

ESTA SEMANA NA BIBLIOTECA FLORBELA ESPANCA...

...MAIS JORNADAS DE CULTURA:

I – Conferências de Matosinhos


Perante um auditório da Biblioteca Florbela Espanca a abarrotar, o que levou o Snr. Vereador da Cultura a prometer que as próximas sessões das Conferências de Matosinhos, passariam a realizar-se no Salão Nobre da Câmara, os Drs. Sandra Alves e Francisco Araújo apresentaram, no passado dia 19, uma interessante palestra sobre “Escravos em Leça da Palmeira: uma realidade secular esquecida”. Pessoalmente, e creio fazer de porta-voz de todos os presentes, gostei muito. Primeiro pelo ineditismo do tema praticamente desconhecido dos matosinhenses. Depois pela forma interessante como o apresentaram. Mas especialmente pelo que conseguiram construir a partir de fontes históricas tão pouco ricas para este tipo de abordagem como são os registos paroquiais de baptizados, casamentos e óbitos. Utilizaram ainda as actas notariais, essas sim já um pouco mais informativas para obter um discurso polivalente. Um único senão, que não desmerece em nada o trabalho daqueles pesquisadores a quem peço que o tomem como um conselho “de experiência feito”: a extensão da comunicação. Está provado que meia hora é o ideal, 45 minutos suportáveis, mas a partir daí já ninguém nos ouve. A hora avançou e a partir das 19,30 começou uma debandada de assistentes que muito perturbou a atenção dos que ficaram até ao fim. A proximidade da hora de jantar poderá ter sido uma das razões. Eu sei que há sempre a tentação de expormos tudo quanto sabemos e quanto gostamos de partilhar, mas nas exposições orais temos de fazer um enorme esforço de síntese que será depois compensado na divulgação escrita em acta ou livro. Muitos parabéns aos dois. Mais duas esperanças para irmos construindo a história da nossa terra.
III – Festival de jazz de Matosinhos

Por motivos familiares não pude assistir a nenhuma das sessões deste festival. O nome dos grupos participantes é uma garantia de sucesso e explica porque Matosinhos é um nome conhecido nos ambientes de jazz mundial.
II – Literatura em viagem

Estou a escrever este texto no final do primeiro dia desta actividade da nossa Biblioteca que dado o êxito da similar de 2006 e os nomes das personalidades convidadas, já entrou, com toda a certeza, na agenda nacional de literatura e actividades literárias. Para esclarecer os que não puderam estar presentes aqui vos deixo umas particularidades: só hoje foram lançados 6 livros de autores nacionais (4, entre os quais estava 1 do nosso Prof. Cunha e Silva), 1 do angolano Ondjaki e outro do cubano Senel Paz; inauguraram-se 2 exposições de pintura (uma das quais da Maria Cerveira, técnica da Biblioteca. Parabéns, Maria); realizou-se uma conferência e duas mesas (não redondas, mas rectangulares) com 9 participantes (7 escritores, 1 músico e poeta, 1 jornalista). Todos os presentes (e a casa estava cheia) “voámos” nas palavras e nas imagens que elas nos sugeriram na tentativa de fazermos a nossa própria viagem interior. As jornadas prolongam-se até 3ª feira (há ainda mais livros para lançar e 6 mesas de debates) e este ano estendem-se a algumas bibliotecas escolares a onde se deslocarão alguns dos autores presentes. Do resultado de tudo isto vos darei conta no próximo artigo.

Definitivamente!!! Esta semana o Pelouro da Cultura não nos deu tempo para respirar, mas compensou-nos com as múltiplas “viagens” que nos proporcionou fazer.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial